A Associação de Pais e Mestres do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, denominada como "APM do Colégio Imperatriz" foi fundada em 20 de fevereiro de 2003. Integrantes da comunidade escolar, ou seja, pais/responsáveis, professores e equipe diretiva e pedagógica compõem o grupo gestor da atividade.
A APM desenvolve e promove diversas atividades em parceria com o Colégio, bem como representa a comunidade escolar no Conselho de Administração da mantenedora instituidora. Dentre os objetivos do grupo, destacam-se:
Integrar a comunidade no contexto escolar, promovendo encontros de pais para refletirem sobre a política educacional vigente, visando sempre a realidade dessa mesma comunidade;
Representar os reais interesses da comunidade e dos pais de alunos junto à Direção Educacional, contribuindo com sugestões para adoção de medidas que se julgarem necessárias, respeitando as decisões tomadas pelo Conselho de Administração;
Colaborar para o sucesso de ações previstas no Projeto Político Pedagógico do Colégio voltadas para assistência ao educando, ao aprimoramento do ensino e para a integração família-escola-comunidade;
Discutir, colaborar e decidir sobre as ações para a assistência ao educando, o aprimoramento do ensino e para a integração família-escola-comunidade;
Promover o entrosamento entre os pais, alunos, professores e membros da comunidade, através de atividades sócio-educativa-cultural-desportivas, de comum acordo com a Direção Educacional e aprovação do Conselho de Administração;
Contribuir para a melhoria e conservação do aparelhamento do estabelecimento escolar, sempre dentro de critérios de prioridade, sendo as condições dos educandos fator de máxima prioridade;
Promover palestras, conferências e círculos de estudos envolvendo pais e professores, a partir de necessidades apontadas por esses segmentos;