As provas de proficiência em Língua Inglesa oferecidas pela Universidade de Cambridge representam um parâmetro de conhecimento em nível mundial. Obter a certificação pode trazer benefícios pessoais e, futuramente, profissionais aos alunos, pois além de o estudante ter a possibilidade de avaliar o seu nível de Inglês, os diplomas costumam ser requeridos por entidades que oferecem bolsas de estudo, por programas de intercâmbio e até mesmo por grandes empresas.
Os exames de Cambridge são oferecidos desde o nível básico ao nível mais avançado, sendo que no Colégio Imperatriz o aluno tem a possibilidade de realizar as provas desde o nível A1 (YLE) até o nível C1 (CAE), que apresentam as seguintes características:
Esses testes apresentam às crianças o uso do idioma no dia a dia em escrita e conversação e são ideais para que elas ganhem confiança e melhorem seu nível de conhecimento em inglês. Os testes são elaborados com base em assuntos familiares e com foco nas habilidades necessárias para comunicação efetiva.
Um certificado de qualificação A2 Key for Schools comprova que um aluno consegue aplicar o idioma para se comunicar em situações simples.
Uma qualificação B1 Preliminary for Schools comprova que o aluno tem o domínio do nível básico do inglês e possui as habilidades práticas do idioma para sua aplicação no dia a dia.
Uma qualificação B2 First for Schools comprova que o aluno possui as habilidades de que necessita para se comunicar em ambientes onde o idioma falado seja o inglês.
O certificado C1 Advanced é uma comprovação de alto nível de conhecimento em inglês. A preparação para o exame C1 Advanced ajuda os alunos a desenvolverem habilidades para tirar o máximo proveito do estudo, trabalho e vivência em países onde o inglês é a língua nativa.
Cada uma das qualificações visa a um nível específico do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Todas as provas testam as quatro habilidades: produção oral, escrita, leitura e compreensão auditiva. Dessa forma, o preparo para os exames ajuda os alunos a desenvolverem as habilidades que precisam dentro e fora da sala de aula.
No colégio Imperatriz Dona Leopoldina, os alunos têm a oportunidade de realizar diversas provas de proficiência em Língua Alemã. As provas são elaboradas pelo Departamento Central Alemão para Ensino no Exterior (ZfA) e orientam-se pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Essas provas são aplicadas em escolas autorizadas, que recebem o apoio de coordenadores regionais (Fachberater) vindos diretamente da Alemanha.
Essas provas têm reconhecimento internacional e, quando atingidos os níveis mais altos (DSD I e DSDII), permitem o acesso a Studienkollegs, escolas preparatórias para as universidades alemãs, sem a necessidade de um teste adicional de proficiência na língua. Além disso, a obtenção de certificados e diplomas de proficiência aumentam as possibilidades de participação em intercâmbios, de acesso a bolsas de estudo, como também de melhor colocação no mercado de trabalho.
As provas de proficiência em Língua Alemã são oferecidas no Colégio Imperatriz desde o nível básico ao nível mais avançado, sendo a realização destas a partir do 4º/5º ano, de acordo com o desempenho dos alunos em sala e em simulados realizados no decorrer do processo de aprendizagem. Segue uma breve descrição das características de cada nível de prova:
Essa prova tem como público alvo crianças até o 5º ano. Um aluno que alcança o nível A1, consegue compreender e formular frases simples sobre assuntos familiares, perguntar e responder questões pessoais.
Essa prova é aplicada para turmas do 7º e 8º anos e comprova que o aluno consegue comunicar-se em situações rotineiras simples e sobre assuntos conhecidos.
Essa prova é realizada por alunos do 9º ano e do 1º ano do EM. A prova testa a capacidade de o aluno expressar-se de forma simples e coerente sobre áreas de interesse pessoal. No nível B1 o aluno demonstra ser capaz de argumentar e explicar seus sonhos, expectativas, planos para o futuro e pontos de vista.
Essa prova, aplicada em turmas de 3º ano do EM, abrange dois níveis de proficiência: B2 e C1. A obtenção do diploma de nível B2 comprova que o aluno é capaz de compreender textos complexos sobre temas abstratos, comunicar-se de forma espontânea e fluente, apresentando vantagens e desvantagens sobre diversas opções. Com a obtenção do nível C1, o aluno demonstra que consegue compreender significados implícitos, se expressar de forma espontânea e fluente, expor seu ponto de vista de forma argumentativa referente a temas complexos.
Cada prova avalia as 4 habilidades de aquisição linguística necessárias tanto dentro quanto fora da sala de aula. São elas a produção oral, escrita, leitura e compreensão auditiva.