Banner Colégio

Atividades Extraclasse

Voltar

Cooperativa Escolar


Cooperativa Escolar

Cooperativa Escolar

A Cooperativa Escolar do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, denominada de Coooperatriz, teve sua fundação em 26 de outubro de 2023.

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. O projeto objetiva uma educação cooperativista, o trabalho e a cooperação com a finalidade da convivência, do respeito mútuo, da solidariedade, da promoção da justiça social, da igualdade, da autonomia, da cooperação e da realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes. Por meio das cooperativas escolares, são vivenciados os sete princípios do cooperativismo:

1º - Adesão voluntária e Livre;

2º - Gestão democrática pelos membros;

3º - Participação econômica dos membros;

4º - Autonomia e Independência;

5º - Educação, formação e informação;

6º - Intercooperação;

7º - Interesse pela comunidade.

Nas cooperativas escolares destaca-se, também, o aprendizado que os estudantes adquirem ao construírem as atas das reuniões e assembleias, o manuseio do livro caixa, ao conduzirem reuniões, ao preparem suas pautas e outras demandas. Esses eventos são muito importantes, pois promovem os jovens ao exercício da cidadania responsável, conscientes dos seus direitos e deveres.

Este trabalho pedagógico é desenvolvido com a participação de um professor orientador (ou tutor) que se responsabiliza pela escola em apoiar a construção cotidiana da cooperativa escolar. Uma das tarefas desse professor é criar uma atmosfera laboriosa na comunidade escolar, de modo a estimular as crianças e jovens, dela participantes, a fazer prática cooperativa por meio das atividades inerentes à gestão, educação, produção, cultura, oficinas e lazer. Outra função primordial do professor é colaborar ao máximo para o desenvolvimento da liderança, autonomia, ética e responsabilidade dos estudantes. Vale destacar também o protagonismo de crianças e adolescentes, únicos sócios das cooperativas escolares, pois são eles os responsáveis pela administração e condução dos projetos, ainda que com o auxílio de um professor.

Público Alvo:

5º ao 9º Ano Ensino Fundamental

Investimento:

As aulas são gratuitas.

Maiores informações: 

Secretaria do Colégio, Tel. (42) 3625 8356

Email: colegio@agraria.com.br

Horário


Turma/Categoria Dia da semana Horário Observação
Cooperativa Escolar Segunda-feira 13h45 às 17h05 opcional a escolha do horário de participação, sendo obrigatório participar em pelo menos um
Cooperativa Escolar Sexta-feira 15h35 às 17h05 participação obrigatória

Professores

Ketlin Maria Lucht

Ketlin Maria Lucht

Professora
Cooperativismo


PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h30 às 12h
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

ASSOCIACAO EDUCACIONAL IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA
CNPJ: 77.905.479/0001-30
Desenvolvido por BRSIS