O Ensino Médio do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina tem o papel de garantir aos alunos as aprendizagens necessárias para a sua formação enquanto cidadãos éticos, críticos e autônomos, respondendo às suas aspirações presentes e futuras, tendo como principal característica dar aos educandos condições de prosseguimento de estudos em nível superior.
Para atingir esses objetivos, busca-se garantir o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de interpretação e de reflexão, por meio de atividades colaborativas e interdisciplinares.
A tecnologia também tem um papel fundamental em sala de aula, sendo que os recursos on-line são ferramentas constantes no processo de aprendizagem do estudante.
Além disso, os alunos também têm a possibilidade de intensificar a sua preparação para o ENEM e para os vestibulares por meio de aulões preparatórios e Workshops de Redação, que são oferecidos gratuitamente aos discentes matriculados.
Sabe-se que atualmente línguas estrangeiras são primordiais em uma formação de qualidade. Por isso, para complementar a formação do Ensino Médio, o CI propicia também o conhecimento da Língua Alemã, bem como formas de avaliação e progressão nos estudos reconhecidas pelo Ministério de Educação da Alemanha. Há também a possibilidade de realização de provas para ingresso em instituições superiores alemãs, através do Studienkolleg.
O Ensino Médio do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina tem duração de 3 anos, perfazendo uma jornada de 38 horas/aula semanais, sendo 25 horas/aula no turno matutino e 13 horas/aula no turno vespertino para a 2ª série e 3ª série.
Mantendo os objetivos do Ensino Médio e ampliando o repertório e as vivências, o Novo Ensino Médio vem sendo implementado de forma gradual. Atualmente a turma da 1ª série atende a este novo formato.
Neste formato, o Novo Ensino Médio do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina tem duração de três anos, com uma jornada de 39 horas/aula semanais, sendo 25 horas/aula no turno matutino e 14 horas/aula no turno vespertino.
No Novo Ensino Médio, os alunos são protagonistas em suas escolhas. Os Itinerários Formativos foram constituídos para que o aluno busque aprofundamento nas áreas de interesse. Nos Itinerários Formativos da 1ª série, o aluno tem as seguintes opções: “Ambiente-se” e “Investigação Forense”, formação na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias com perspectiva ecológica para o futuro de forma crítica e social. “Mundo em movimento: explorando fatos e contextos” e “Empreendedores Under 20: iniciativas sociais para mudar a realidade”, formação na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com foco no desenvolvimento contemporâneo da sociedade, alinhado com as escolhas do passado. “Muito além da influência: argumentação na linguagem” e “Strike a pose: nossa vida em rede”, formação na área de Linguagens e suas tecnologias sob a perspectiva de análise e prática da argumentação. E “Fechando a conta: desenvolvendo a consciência financeira” e “Problemas em xeque: táticas de resolução”, formação na área de Matemática e suas tecnologias com ênfase na administração de finanças e de resolução de problemas. Cada um destes itinerários é trabalhado por dois professores em sala de aula, considerando-se o aprofundamento e a diversidade dos saberes.
Outras duas atividades direcionadas ao Novo Ensino Médio são a Educação Financeira e o Projeto de Vida. O componente curricular “Educação Financeira” tem como principal objetivo apresentar ao aluno um conteúdo que possibilite o conhecimento em Educação Financeira como base na construção de seu projeto de vida. E o Projeto de Vida visa a desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais capazes de orientar o aluno na realização de um projeto para si. A intenção é que ele esteja preparado para se posicionar diante da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade da sociedade contemporânea, cada dia mais dinâmica e desafiadora.
Dada a organização do Novo Ensino Médio, o aluno do Colégio Imperatriz conta com um novo currículo e possibilidades diferenciadas de desenvolver as competências e habilidades necessárias para esta etapa de finalização da Educação Básica.