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O Novo Ensino Médio traz protagonismo do aluno

Publicado em 18 de Março de 2022


O Novo Ensino Médio responde às aspirações presentes e futuras dos alunos, preparando-os para as rápidas mudanças da contemporaneidade, não perdendo de vista a realidade socioeconômica e cultural da comunidade. A primeira turma do Novo Ensino Médio iniciou neste ano de 2022.

O aluno tem possibilidade de escolhas neste formato. Os Itinerários Formativos foram constituídos para que o aluno busque aprofundamento nas áreas de interesse. Busca-se garantir o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de interpretação e de reflexão, por meio de atividades colaborativas e a capacidade de fazer escolhas responsáveis. Assim, desenvolvem-se não apenas competências cognitivas, mas também socioemocionais, para que o aluno se insira criticamente e criativamente no mundo contemporâneo.

Nos Itinerários Formativos do 1º semestre, o aluno tem as seguintes opções: “Ambiente-se”, formação na área de ciências da natureza e suas tecnologias com perspectiva ecológica para o futuro de forma crítica e social. “Mundo em movimento: explorando fatos e contextos”, formação na área de ciências humanas e sociais aplicadas, com foco no desenvolvimento contemporâneo da sociedade, alinhado com as escolhas do passado. “Muito além da influência: argumentação na linguagem”, formação na área de linguagens e suas tecnologias sob a perspectiva de análise e prática da argumentação. E “Fechando a conta: desenvolvendo a consciência financeira”, formação na área de matemática e suas tecnologias com ênfase na administração de finanças. Cada um destes itinerários é trabalhado por dois professores em sala de aula, considerando-se o aprofundamento e diversidade dos saberes.

Outras duas novidades são a Educação Financeira e o Projeto de Vida. O componente curricular “Educação Financeira” tem como principal objetivo apresentar ao aluno um conteúdo que possibilite o conhecimento em educação financeira como base na construção de seu projeto de vida. O conteúdo ensina o aluno a agir praticando os pilares da Metodologia DSOP, priorizando o controle de despesas para a realização dos sonhos, comportamento este que o levará à autonomia e à sustentabilidade financeira. A metodologia DSOP tem o objetivo de desenvolver competências fundamentais no aluno para que ele possa lidar com as questões financeiras de forma segura e consciente através do: Saber Diagnosticar, Saber Sonhar, Saber Orçar e Saber Poupar. E o Projeto de Vida visa a desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais capazes de orientar o aluno na realização de um projeto para si. A intenção é que ele esteja preparado para se posicionar diante da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade da sociedade contemporânea, cada dia mais dinâmica e desafiadora.

Dada a organização do Novo Ensino Médio, o aluno do Colégio Imperatriz conta com um novo currículo e possibilidades diferenciadas de desenvolver as competências e habilidades necessárias para esta etapa de finalização da Educação Básica. 


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