9º ano inicia as atividades de Projeto de Vida

Publicado em 22 de Setembro de 2021

A Lei Federal nº 13.415/2017, que institui a reforma do Ensino Médio, traz a alteração do que se realiza atualmente no currículo do Ensino Médio brasileiro. A proposta do Novo Ensino Médio busca corresponder às demandas e aspirações dos estudantes, assegurando-lhes uma formação que esteja em sintonia com o projeto de vida de cada estudante, tanto em relação aos estudos, quanto às escolhas pessoais e profissionais.

Dessa forma, a partir da proposta do Novo Ensino Médio, passa a fazer parte do currículo das escolas o componente curricular chamado de Projeto de Vida. Segundo a deliberação nº04/2021 do CEE do estado do Paraná:

Em um primeiro momento, o Projeto de Vida deve provocar o estudante a refletir sobre suas intenções e potencialidades, a partir dos quais irá desencadear o planejamento do seu  percurso educacional e sua inserção no mundo do trabalho. Na sequência, esse componente curricular deverá proporcionar as condições para que o estudante planeje, experimente e vivencie seu Projeto de Vida ao longo do Ensino Médio. É esse processo de desenvolvimento do componente curricular - Projeto de Vida - que irá garantir ao estudante a segurança e o reconhecimento de seu protagonismo. (p. 17)

O Colégio Imperatriz entende o Projeto de vida como primordial para desenvolver nos alunos o autoconhecimento e o fortalecimento da identidade, auxiliando o estudante no planejamento e na tomada de decisão, para que ele possa planejar seu presente e seu futuro com responsabilidade, a fim de alcançar seus objetivos.

Por isso, o Colégio Imperatriz passou, já em 2021, a implementar o componente curricular na turma do 9º ano, que é a turma de transição para o Ensino Médio, e que, por isso, precisa iniciar o preparo para a sua trajetória final na Educação Básica, para estar pronto para as escolhas a serem feitas no percurso do Novo Ensino Médio.

A turma do 9º ano iniciou as aulas de Projeto de Vida no 2º semestre, tendo um encontro semanal destinado para isso. Os alunos estão realizando, inicialmente, atividades de compreensão sobre o significado da construção de um projeto pessoal, bem como dinâmicas de autoconhecimento, que envolvem exercícios de reflexão sobre a história, o interesse e as qualidades de cada um. Até o final do ano, o grupo abordará outros temas, como por exemplo, relacionamentos e desafios do mundo contemporâneo.

Os encontros realizados até agora já proporcionaram à turma grandes reflexões e discussões, demonstrando o quanto o novo componente curricular terá um papel importante para nossos estudantes.

Referência

PARANÁ. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE (SEED). Deliberação 04/2021, de 29 de julho de 2021. Diário Oficial do Estado do Paraná, n.º de 13 de agosto de 2021. Disponível em: < http:www.cee.pr.gov.br/Pagina/2021-Deliberacoes>. Acesso em 12/08/2021.

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

PARCEIROS:

Agraria