Notícia

Voltar

Professores participam de Semana Pedagógica

Publicado em 02 de Agosto de 2021


Direção educacional, coordenação pedagógica e professores estiveram reunidos do dia 20 ao dia 23 de julho para a semana de formação pedagógica após o recesso de inverno. 

Durante estes dias, além de reuniões de formação pedagógica, planejamento e organização para o segundo semestre letivo de 2021, dois temas nortearam algumas atividades: o cooperativismo e a história e cultura de Entre Rios.

Na manhã de terça-feira, dia 20, professores e coordenadoras participaram da Gincoop, uma gincana cooperativista. A gincana foi conduzida pela equipe da Cooptur (Cooperativa de Turismo), pela plataforma Zoom, em parceria com o Sescoop.

A Gincoop teve como objetivo disseminar a filosofia, valores e princípios cooperativistas. De uma forma descontraída e divertida, professores e equipe pedagógica refletiram e retomaram assuntos relativos aos pilares do cooperativismo, entre eles, a importância do trabalho em equipe.

A tarde de terça-feira foi o momento para as atividades relacionadas à formação histórica de Entre Rios. Inicialmente os professores receberam o livreto do Museu Histórico de Entre Rios, que foi feito em homenagem aos seus 50 anos, e traz, de forma bem lúdica e didática, a construção do espaço e o que está contemplado nele.

Na sequência, os professores fizeram um tour virtual pelo Museu, em que puderam compreender sobre pontos importantes relacionados à história da formação do Distrito de Entre Rios, das cinco colônias e como o cooperativismo está relacionado nesse contexto.

Após as atividades com o livreto e o tour virtual, professores, direção e coordenadoras pedagógicas realizaram uma visitação pelos principais pontos históricos das colônias de Entre Rios. Entre os pontos visitados, destaca-se o demarco 1, que foi o ponto de partida para a divisão e organização das colônias e dos lotes. Também, a “Marienkapelle” (Capela de Maria), local que referencia a fé dos imigrantes suábios. E, como ponto final do tour, a Igreja da Colônia Socorro, única que ainda conserva o formato original, construída pelos imigrantes e que hoje está sendo restaurada pela comunidade.

A visitação foi conduzida pelo professor Roberto Essert, descendente de imigrantes suábios e estudioso da história da imigração e constituição do Distrito de Entre Rios.

Estes momentos proporcionaram aos professores, além de uma vivência diferenciada, uma oportunidade para conhecer, aprender e compreender sobre a história e a cultura do local e da comunidade em que o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina está inserido.


Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique por dentro das novidades!


PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h30 às 12h
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

Portal da Privacidade
Desenvolvido por BRSIS