Notícia

Voltar

Experiências pedagógicas diferenciadas fazem parte do currículo da Educação Infantil

Publicado em 10 de Junho de 2021


Na Educação Infantil, as experiências pedagógicas têm o movimento do corpo das crianças como um dos pontos centrais, uma vez que é a partir da vivência e da interação que o conhecimento é construído nessa faixa etária. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde cedo, as crianças exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade.

Nesta faixa etária as crianças têm várias oportunidades de explorar o corpo, vivenciando um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas. A exploração do espaço com o corpo mostra-se presente, por meio de atividades como rastejar, engatinhar, escorregar, saltar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, entre outras.

Neste desenvolvimento, as crianças também têm contato com diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro e as brincadeiras de faz de conta. Por meio destas linguagens, elas se comunicam e se expressam integrando corpo, emoção e linguagem.

Pensando em oferecer todo esse desenvolvimento de forma diferenciada, as crianças da Educação Infantil do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina têm a oportunidade de ter contato com aulas de Música, Educação Física e Dança Folclórica. Nesses momentos, as possibilidades de aprendizagem a partir corpo acontecem por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos. Além de conhecerem e reconhecerem as sensações e funções de seu corpo, as crianças identificam suas potencialidades e seus limites. Destaca-se que em virtude do Currículo Bilíngue com ênfase em Língua Alemã, as aulas e experiências são desenvolvidas neste idioma.

Assim, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina possibilita e cumpre seu propósito de qualidade a educação, assegurando os seis direitos de aprendizagem descritos na BNCC: conviver, brincar, explorar, participar, expressar e conhecer-se. Além disso, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas propiciam as condições para que as crianças possam desempenhar um papel ativo, vivenciando desafios e, assim, possam construir significados sobre si, o seu corpo, os outros e o mundo social e natural. 


Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique por dentro das novidades!


PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h30 às 12h
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

Portal da Privacidade
Desenvolvido por BRSIS