Notícia

Voltar

Atividades Extracurriculares promovem o desenvolvimento de habilidades e competências

Publicado em 27 de Maio de 2021


O Colégio Imperatriz Dona Leopoldina (CI) oferece, além da carga horária do currículo obrigatório, disciplinas complementares no período letivo, para que os alunos possam desenvolver, ampliar e aprofundar conhecimentos, competências e habilidades específicas, inclusive as previstas pela BNCC para a Educação Básica. Estas disciplinas promovem aspectos da cultura e identidade da instituição, abrangendo os seguintes eixos: Artístico, Esportivo, Linguístico, Científico, Tecnológico, Ambiental e Social. As atividades ocorrem de forma presencial ou on-line, sempre de acordo e respeitando os decretos estaduais e municipais que orientam as medidas de enfrentamento à Covid-19.

A atividade física sempre foi compreendida pelo CI como processo fundamental no desenvolvimento integral dos educandos. Com o objetivo de complementar essa formação individual e de fomentar a participação dos alunos em competições esportivas, o CI oferece atividades de treinamento esportivo – Treinamento Pré-Desportivo, Basquete e Handebol - para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. O projeto destaca-se ao abordar as técnicas esportivas específicas de cada modalidade, fortalecendo o vínculo do esportista com sua equipe. O programa é oferecido em horários distintos, por modalidade e faixa etária dos estudantes, sempre no contraturno escolar.

Para o fortalecimento da Língua Alemã na Educação Infantil, o projeto Kindercenter é oferecido em quatro tardes. Por meio de atividades lúdicas, atividades físicas e durante os momentos da rotina, como almoço, descanso, hora do lanche e hora do parquinho, as crianças vivenciam a Língua Alemã de forma espontânea e lúdica. Em 2021, com a opção de almoço e descanso, a autonomia e autoconfiança são ainda mais desenvolvidas. Além disso, o contato com crianças de outras turmas propicia a socialização e a empatia.

O Schülercenter é um projeto complementar curricular que visa à complementação das aulas regulares para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano. Uma integração de atividades do CI com a Fundação Cultural Suábio-Brasileira é proporcionada, ao mesmo tempo em que se possibilita concomitantemente a permanência do aluno na escola, envolvido com atividades lúdicas diversas em Língua Alemã.

As atividades do Schülercenter são dirigidas e diferenciadas, desenvolvidas em sala de aula, nos espaços do CI e da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, por meio de trabalhos que estimulam o desenvolvimento humano integral, motor e cognitivo. O projeto complementar curricular ocorre uma vez por semana, no contraturno.

A atividade Voluntariado tem como desígnio fomentar o espírito voluntário e de doação nos educandos, por meio da interação de nossos alunos (4º ao 9º ano) com diferentes realidades sociais. A participação das crianças e dos adolescentes nesse projeto resulta na conquista de novas experiências, levando nossos alunos a aprenderem valores imensuráveis para a vida, por meio de gestos singelos e de práticas de cidadania.

Para alunos a partir do 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, outra oportunidade de desenvolvimento são as aulas de Robótica, que proporcionam aprendizagem por meio do lúdico e do concreto, da criatividade, da inovação, da flexibilidade, da valorização da cooperação, da expressão verbal e do raciocínio lógico. Com material de montagem LEGO, os estudantes desenvolvem projetos que aliam tecnologia à criatividade, buscando a resolução de problemas. Os projetos são desenvolvidos em grupos. A educação tecnológica visa a preparar o aluno não apenas para ser usuário de ferramentas tecnológicas, mas, também, para ser capaz de resolver problemas, criar e usar vários tipos de tecnologia significativa e racional.

O projeto Model United Nation (MUN) é um projeto da área de Língua Inglesa, para alunos a partir do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais em que os alunos devem representar um país em um debate sobre um tema específico, geralmente voltado para geopolítica, história ou aspectos sociais dos países. Para as aulas, faz-se uma parceria entre professores da Língua Inglesa e de História. Os debates acontecem a exemplo dos comitês das Nações Unidas. Há então, por exemplo, o Security Council e o Human Rights Council, entre outros. O objetivo do projeto é contribuir para a proficiência em Língua Inglesa, bem como melhorar a capacidade argumentativa e de expressão dos alunos.

Em parceria com o Esporte Clube Danúbio e com a Academia NIPPON, o CI oferece futebol e judô, respectivamente. E, ainda, pela proximidade física e sinergia, várias outras atividades relacionadas à música, canto e teatro podem ser aproveitadas pelos estudantes do CI, na Fundação Cultural Suábio-Brasileira.

Com um amplo leque de possibilidades, o Colégio Imperatriz afirma e segue sua visão “Ser referência em educação plurilíngue”.


Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique por dentro das novidades!


PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h30 às 12h
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

Portal da Privacidade
Desenvolvido por BRSIS