Notícia

Voltar

Curso Técnico Cervejeiro inicia a 1ª turma

Publicado em 26 de Abril de 2021


O Colégio Imperatriz iniciou o ano de 2021 com o lançamento do Curso Técnico Cervejeiro. As aulas iniciaram em 03 de fevereiro e contam com estudantes oriundos de 8 Estados do Brasil. A oportunidade de ofertar em Entre Rios, na capital da cevada, um curso que contemple toda a cadeia produtiva da cerveja, desde o campo até o copo, torna o curso uma referência nacional na área cervejeira.

O primeiro módulo do curso foi de 03 de fevereiro a 10 de março e, além das disciplinas introdutórias como Química, Física, Biologia e Gestão de Negócios, já propiciou aos alunos sua primeira brassagem na cervejaria experimental da Cooperativa Agrária Agroindustrial. Para os que desejavam realizar atividades complementares foi possível participar de brassagens em cervejarias do nosso município, parceiras do curso.

Ao longo do segundo módulo, nossos discentes conheceram as matérias-primas para produção da cerveja. Acompanhar o cultivo do lúpulo e da cevada é outro diferencial para quem estuda no Imperatriz. Conhecer as especificidades necessárias de uma água cervejeira de qualidade e proceder às análises da água e da cevada perfizeram as primeiras aulas de laboratório. Quais os adjuntos e adjuvantes possíveis e suas quantidades admitidas na legislação brasileira fazem parte do conhecimento necessário para o desenvolvimento de uma boa receita.

Integrar o presencial e on-line também fez parte da rotina de nossos alunos e professores no início de 2021. E, ambos mostraram que se adaptar ao novo não é um problema complexo para quem trabalha rotineiramente com o inusitado no mundo cervejeiro. Várias habilidades são desenvolvidas ao longo do curso e a oralidade já foi trabalhada na integração das disciplinas de Técnica Profissional e Gestão de Negócios, em que nossos discentes deveriam desenvolver um novo produto para o mercado cervejeiro e justificar a escolha do produto e qual consumidor pretendia atingir.

Nesse ritmo intenso, nossos futuros técnicos estão ingressando no terceiro módulo do curso. A primeira turma do CTC do CI já se apresenta com conquistas no currículo cervejeiro. Alguns de nossos alunos, que já possuem vínculo empregatício, viram suas empresas brilharem no tradicional concurso de cervejas de Blumenau, em 2021. Para a aluna do curso, Adriana Fatima Wouk, cervejeira da Onírica Cervejaria de Bituruna - PR, o curso veio em um ótimo momento, pois foi a oportunidade perfeita de aprimorar os conhecimentos e ao mesmo tempo estar perto de casa. No primeiro concurso que participou (o Concurso Brasileiro de Cervejas 2021 Blumenau) conquistou a medalha de prata com a Onírica Pilsen,  o que a motivou ainda mais para ir em busca de conhecimento técnico específico. Para Adriana, a expectativa com o curso Técnico Cervejeiro (além da troca de experiências com colegas e professores e também a expansão de networking), é conhecer detalhadamente todas as etapas de produção cervejeira, desde a matéria-prima até a distribuição e, assim, ter mais segurança para solidificar a sua marca e iniciar a produção por conta própria.

Mas, além de todos os diferenciais técnicos em se fazer um Curso Técnico Cervejeiro na capital da cevada e do malte, como produzir e degustar uma boa cerveja, estar aqui também significa fazer uma imersão na cultura suábia local e desfrutar de um ambiente privilegiado.

Sucesso aos nossos futuros Técnicos Cervejeiros!!!


Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique por dentro das novidades!


PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h30 às 12h
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

Portal da Privacidade
Desenvolvido por BRSIS