Notícia

Voltar

CI comemora São Martinho de forma diferente

Publicado em 10 de Novembro de 2020


No dia 11 de novembro, comemora-se São Martinho, evento tradicional da cultura alemã presente no currículo do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina. O trabalho com as manifestações culturais é uma das competências gerais previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), buscando articular a construção de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes e valores.

Em sala de aula, as crianças aprendem sobre a história desse soldado romano, que num dia de muito frio foi abordado por um mendigo. Martinho não tinha muito para dividir, pegou então o seu manto, cortou-o ao meio e deu metade ao homem. Martinho é conhecido por seus atos de bondade para com os outros.

Além da história, os alunos também confeccionam as lanternas que são utilizadas na comemoração. Este ano, a confecção contou com o auxílio das famílias, em casa.

Como comemoração de São Martinho, realizamos um evento em alusão aos atos dele. O evento tem a presença de Martinho em seu cavalo, abrindo o desfile que é seguido pelos alunos com suas lanternas cantando as tradicionais canções deste momento.

Neste ano, em virtude das medidas de saúde e segurança em relação à Covid-19, não podemos fazer o desfile caminhando com nossas lanternas. Ao invés do desfile, fizemos uma carreata. Cada família ficou em seu carro com as lanternas confeccionadas. Nos encontramos na praça da Colônia Vitória e nos posicionamos, em fila, cada família em seu carro, atrás de carro dos músicos. Os músicos conduziram o passeio. Tocando e cantando cada família no seu carro e com as lanternas confeccionadas pelos alunos fomos até a praça da Colônia Jordãozinho. Chegando na Jordãozinho, os alunos viram São Martinho e cantaram as músicas tradicionais, permanecendo estacionados ao redor da praça, dentro dos carros.

Quer ouvir um pouquinho das músicas tradicionais? Acesse os links abaixo:

Laterne, Laterne

https:www.youtube.com/watch?v=TCPTwaUX6Sg&feature=emb_err_woyt

Ich geh mit meiner Laterne

https:www.youtube.com/watch?v=aU6DnemyBfM&feature=emb_logo

Durch die Straßen auf und nieder

https:www.youtube.com/watch?v=kGxImGbihrE&feature=emb_logo

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique por dentro das novidades!


PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h30 às 12h
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

Desenvolvido por BRSIS