Colégio Imperatriz - Dona Leopoldina
Educação que faz a diferença

notícias

Base diversificada nos Anos Finais do Ensino Fundamental

O Colégio Imperatriz Dona Leopoldina acompanha e atualiza-se constantemente de acordo com teorias e novas metodologias para o processo de ensino e aprendizagem. É de suma importância também, o conhecimento e a adequação à legislação educacional.

O último documento elaborado a nível nacional, é a Base Nacional Comum Curricular, que preconiza um currículo mínimo para as escolas em todo o território brasileiro.

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).” (Base Nacional Comum Curricular – Ministério da Educação).

“Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” (Base Nacional Comum Curricular – Ministério da Educação).

A BNCC também prevê a necessidade de relação da escola e da aprendizagem com o contexto sociocultural de cada espaço. Assim, cada escola além de trabalhar com os conteúdos básicos, pode prever uma base diversificada, com conteúdos que sejam importantes para a comunidade escolar. Pensando nas competências e habilidades a serem desenvolvidas, no compromisso com a educação integral e desenvolvimento pleno dos nossos alunos, o Colégio Imperatriz oferece disciplinas e atividades complementares, como por exemplo, Educação Socioemocional, História dos Suábios, Literatura e Atualidades.

A educação Socioemocional é desenvolvida utilizando as metodologias da Mind Lab, pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada. As aulas acontecem uma vez por semana, a partir de jogos que desenvolvem o pensamento crítico, a tomada de decisão, a empatia, a conseguir vencer obstáculos, o planejar. Os alunos participam de forma ativa, motivados a desenvolver as competências e habilidades de forma lúdica.

Entre Rios surgiu com a vinda de imigrantes suábios, refugiados da 2ª Guerra Mundial, que construíram uma comunidade sólida e próspera. A saga e história deste povo é preservada e estudada nas aulas de “História dos Suábios” ou Heimatkunde, que acontece integrando a língua alemã e portuguesa. Em parceria com a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, temos à disposição uma gama grande de documentos e livros, além do Museu Histórico, que é visitado frequentemente pelos alunos.

Século 21, sociedade globalizada, conectada pela internet. A informação circula numa velocidade surpreendente no universo on-line. Na disciplina de Literatura e Atualidades, os alunos ficam conectados aos acontecimentos e fatos do momento, desenvolvendo a partir destes, o pensamento crítico, bem como o seu posicionamento frente aos fatos e acontecimentos. As competências gerais da BNCC, argumentação e comunicação são amplamente trabalhadas nessa disciplina.

Nossa missão é: “Promover aos educandos processos educacionais de formação plurilíngue integral e profissionalizante, diferenciados pela língua alemã, pelos valores de sua mantenedora e pelo seu sistema de gestão educacional empreendedor.” Por meio destas atividades, também estamos no caminho da nossa visão, “Ser referência em educação plurilíngue.”

Com as disciplinas da base diversificada, os egressos do Colégio Imperatriz têm uma formação diferenciada, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências de forma contextualizada.

Fotos


O isolamento que encurta distâncias em prol do conhecimento

Neste ano, muitos desafios foram vencidos no âmbito educacional, e alunos e professores foram desafiados a inovar e vencer paradigmas. Como se ensina e como se aprende foram [...]

Os jogos como instrumento pedagógico no atendimento da Sala de Recursos

Para o desenvolvimento e construção da aprendizagem diversos, estímulos e estratégias são necessários. Os jogos pedagógicos são um recurso pedagógico potente para a aprendizagem. [...]

Agrária e Colégio Imperatriz abrem inscrições para Curso Técnico em Cervejaria

Curso foi criado para atender à demanda do mercado cervejeiro no Brasil, que está em plena expansão, proporcionando a experiência de estudar na capital nacional da cevada [...]

Dia do Estudante conta com surpresa aos alunos do CI!

No dia 11 de agosto, celebra-se, no Brasil, o Dia do Estudante. Esse dia é comemorado desde o ano de 1927, em virtude de um acontecimento que ocorreu cem anos antes, ou seja, [...]

Cooperativismo dá ao Colégio Imperatriz primeiro lugar em premiação nacional

O Cooperativismo, uma das bases da criação do Distrito de Entre Rios, acaba de resultar em uma importante conquista para o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina. No início da [...]

Mudança no horário de atendimento

O Colégio Imperatriz Dona Leopoldina e a Fundação Cultural Suábio-Brasileira informam que a partir do dia 13/07 o atendimento ao público será realizado exclusivamente nas [...]

Colégio Imperatriz
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava Paraná
Segunda-feira:

Manhã: 7h30m às 12h
Tarde: 13h às 17h30m

Terça a Sexta-feira:
Fechado

Aos sábados:

Fechado

Parceiros: