Colégio Imperatriz - Dona Leopoldina
Educação que faz a diferença

notícias

Educação Inclusiva - TDAH

TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

O TDAH é um transtorno neurobiológico e neurocomportamental que atinge crianças com predominância na idade escolar. Pode ocasionar dificuldades de aprendizagem devido à falta de controle dos impulsos (hiperatividade), à agitação e ou à desatenção.

Segundo Rohde e Mattos (2003), existem três tipos de TDAH:

TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;

TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;

TDAH combinado.

O comportamento e rendimento escolar varia conforme a predominância dos tipos de TDAH. O TDAH com predomínio de desatenção não apresenta ou tem poucos sintomas de hiperatividade ou impulsividade. Por essa razão, nem sempre o aluno que tem desatenção terá hiperatividade ou impulsividade. As crianças que apresentam TDAH com predomínio da hiperatividade/impulsividade normalmente apresentam ou têm poucos sintomas de desatenção. Já as crianças que apresentam o TDAH combinado têm, ao mesmo tempo, sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essa combinação pode trazer várias dificuldades na vida escolar da criança.

Ficar concentrado é um grande desafio para alunos TDAH. Por essa razão é importante auxiliá-lo, utilizando-se de algumas estratégias como:

Dividir as atividades, conteúdos a serem estudos. Ao realizar as atividades por etapas, o TDAH tem a oportunidade de ter uma atenção de melhor qualidade.

Oferecer e proporcionar apoio organizacional nas atividades do dia a dia, como por exemplo, ao fazer as tarefas, anotar as dúvidas, verificar as dificuldades, estudar para as provas e organizar o material.

São atitudes bastante simples, mas que auxiliarão o TDAH a ter um desempenho melhor nos estudos e na organização pessoal como um todo.

Pensando em uma perspectiva de Educação holista e inclusiva, o CI trabalha para atender a singularidade dos seus alunos, ofertando no contraturno escolar o atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais. A Sala de Recursos é um ambiente que trabalha com foco no aprendizado e no desenvolvimento das potencialidades do aluno. Conta com materiais pedagógicos diversos que buscam desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, memória, concentração, interpretação, escrita, oralidade e imaginação.

Fonte: FROHDE, Luis Augusto, MATTOS, Paulo, & cols, Princípios e Práticas em TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, POA : Artmed, 2003;

Manutenção da rotina em tempo de quarentena

Desde o dia 18 de março, as aulas do Colégio Imperatriz estão suspensas devido à pandemia do Coronavírus. Este período indeterminado no meio de um semestre, durante a abordagem [...]

Comunicado sobre o Coronavírus


21ª Assembleia Geral Ordinária


Alunos do CTA tem roda de conversa sobre Sustentabilidade Rural

No dia 07 de março, mês dedicado às mulheres, os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária receberam para uma Roda de Conversa, a cooperada da Cooperativa Agrária [...]

Educação Inclusiva - Transtornos de Aprendizagem

O aprendizado escolar não pode ser visto como algo genérico, pronto e acabado. Cada aluno aprende no seu ritmo e tem seu tempo de aprendizagem. Alguns aprendem rapidamente, [...]

Professores do CI em constante atualização

O Colégio Imperatriz investe na formação do seu corpo docente constantemente. Para iniciar o ano, realizou-se uma semana de Jornada Pedagógica, onde os professores participaram [...]

Colégio Imperatriz
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava Paraná
De segunda a sexta-feira:

Manhã: 7h30m às 12h
Tarde: 13h às 17h30m

Aos sábados:

Manhã: 7h30m às 12h

Parceiros: