Colégio Imperatriz - Dona Leopoldina
Educação que faz a diferença

notícias

Educação Inclusiva - Transtornos de Aprendizagem

O aprendizado escolar não pode ser visto como algo genérico, pronto e acabado. Cada aluno aprende no seu ritmo e tem seu tempo de aprendizagem. Alguns aprendem rapidamente, outros demoram um pouco mais. Há casos também em que o aluno leva muito mais tempo para aprender e podem surgir algumas características de indicativo de distúrbios de aprendizagem.

Os transtornos de aprendizagem envolvem uma incapacidade de adquirir, reter ou usar habilidades ou informações gerais, o que resulta em dificuldades como atenção, memória, raciocínio e afeta o desempenho escolar. Transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações, sendo diferente da dificuldade de aprendizagem, que se caracteriza por algo passageiro, visto que o transtorno de aprendizagem é permanente.

Os transtornos de aprendizagem mais comuns são:

Distúrbios da leitura:

Dislexia: as pessoas com Dislexia sentem dificuldade de reconhecer e decodificar as palavras, o que acarreta dificuldades fonológicas e de comunicação. Apresentam limitações na hora de ler e interpretar símbolos gráficos, letras e números.

Distúrbios da expressão escrita:

Disgrafia é uma inabilidade ou atraso no desenvolvimento da linguagem escrita, especialmente da escrita cursiva

Disortografia é uma inabilidade na escrita correta das palavras.

Distúrbios envolvendo a capacidade matemática:

A discalculia é uma desordem neurológica que integra o grupo de distúrbios de aprendizagem e afeta a capacidade de realizar atividades que envolvam números.

Em face aos inúmeros desafios da Educação, conhecer as principais características dos transtornos de aprendizagem é fundamental.

Compreendendo a relevância da temática, o CI a partir de agosto de 2017 conta com o atendimento educacional especializado que acontece no contra turno escolar. O trabalho da Sala de Recursos do CI é direcionado a atender as particularidades dos alunos, buscando o desenvolvimento de suas potencialidades. As atividades desenvolvidas têm como eixo articulador as disciplinas de Português e Matemática, que são desenvolvidas utilizando-se de métodos e recursos específicos como jogos de raciocínio, concentração, conhecimentos gerais, lógica, memória e produção textual.

Fonte:https:neurosaber.com.br/principais-disturbios-de-aprendizagem/

Manutenção da rotina em tempo de quarentena

Desde o dia 18 de março, as aulas do Colégio Imperatriz estão suspensas devido à pandemia do Coronavírus. Este período indeterminado no meio de um semestre, durante a abordagem [...]

Comunicado sobre o Coronavírus


21ª Assembleia Geral Ordinária


Alunos do CTA tem roda de conversa sobre Sustentabilidade Rural

No dia 07 de março, mês dedicado às mulheres, os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária receberam para uma Roda de Conversa, a cooperada da Cooperativa Agrária [...]

Educação Inclusiva - TDAH

TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.O TDAH é um transtorno neurobiológico e neurocomportamental que atinge crianças com predominância na idade escolar. [...]

Professores do CI em constante atualização

O Colégio Imperatriz investe na formação do seu corpo docente constantemente. Para iniciar o ano, realizou-se uma semana de Jornada Pedagógica, onde os professores participaram [...]

Colégio Imperatriz
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava Paraná
De segunda a sexta-feira:

Manhã: 7h30m às 12h
Tarde: 13h às 17h30m

Aos sábados:

Manhã: 7h30m às 12h

Parceiros: