Colégio Imperatriz - Dona Leopoldina
Educação que faz a diferença

notícias

Imperatriz recebe diretores de escolas alemãs e debate educação bilíngue

Tendo o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina como sede, diretores de escolas alemãs das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Valinhos (SP) realizaram seu encontro anual na última sexta-feira, dia 30. Destinada à reflexão sobre as realizações dos últimos meses e ao planejamento das ações futuras, a reunião também abordou o currículo bilíngue implantado na instituição de Entre Rios.

“Com satisfação recebemos esta visita de enorme relevância e, simultaneamente, tivemos a oportunidade apresentar e discutir nosso modelo de ensino de currículo bilíngue”, frisou a diretora educacional do Imperatriz, Josiane Richter.

Estiveram presentes os representantes dos seguintes colégios de referência nacional no ensino do idioma alemão no país: Werner Fabisch, diretor alemão do Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade 1 (Morumbi), em São Paulo (SP); Ingo Kangarlou, diretor alemão do Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade 2, em Valinhos (SP); Burkhardt Ost, diretor alemão do Colégio Humboldt, em São Paulo (SP); Anke Junge-Ehmke, diretora alemã da Escola Alemã Corcovado, em Rio de Janeiro (RJ); e Sabine Löschel, orientadora regional das cinco escolas alemãs no Brasil.

A extensa programação incluiu a visita ao Museu Histórico de Entre Rios, reunião com a diretoria e superintendência da Cooperativa Agrária Agroindustrial, visita ao Colégio Imperatriz, incluindo a Educação Infantil, e reunião das discussões pedagógicas propostas.

De acordo com o diretor de ensino alemão do Humboldt, Burkhardt Ost, o encontro possibilitou conhecer melhor o formato de formação continuada dos professores do Imperatriz e o colégio como um todo. “Fiquei pessoalmente muito impressionado com o moderno sistema teuto-brasileiro que se desenvolveu aqui em Entre Rios”, frisou.

O diretor citou o desafio em todo o país de se encontrar professores que dominem o idioma alemão em um nível próximo ao da língua materna. “Por isso, é tão importante esse investimento realizado aqui em Entre Rios no desenvolvimento continuado dos professores”, enalteceu.

Nascida em Bremen, a atual diretora da Escola Alemã Corcovado, Anke Junge-Ehmke, também frisou a importância do ensino bilíngue aplicado no Imperatriz. “É um fator que torna a escola especial no Brasil, ao oferecer uma qualificação que certamente distinguirá seus alunos no futuro”.

Para a diretora, o encontro das escolas em Entre Rios atendeu à necessidade de troca de ideias, necessária para o desenvolvimento do idioma em terras brasileiras. “Todos temos a mesma situação, de que se fala pouco alemão em casa, e nesse sentido a troca de informações é fundamental, a fim de encontrar as melhores oportunidades para nossos alunos”.

Professores do CI em constante atualização

O Colégio Imperatriz investe na formação do seu corpo docente constantemente. Para iniciar o ano, realizou-se uma semana de Jornada Pedagógica, onde os professores participaram [...]

CI aproveita as férias escolares para promover melhorias: Confira as novidades!

Assim que um ano letivo se encerra, é comum, em escolas, iniciar um movimento de preparação para o retorno dos alunos depois de algumas semanas de merecidas férias. A escola [...]

CI promove palestra para comunidade escolar para iniciar o ano letivo. Participe!


Álbum 50 anos

Em 2018, comemoramos os 50 anos de existência do nosso colégio. Vamos lembrar um pouco desse dia tão significativo? Confira aí! Álbum de fotos

Últimos dias para matrícula


Alunos do CI comemoram o Dia de São Nicolau

No dia 07 de dezembro , os alunos da Educação Infantil do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina comemoraram o Dia de São Nicolau, durante a Feira de Natal - Weihnachtsmarkt [...]

Colégio Imperatriz
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava Paraná
De segunda a sexta-feira:

Manhã: 7h30m às 12h
Tarde: 13h às 17h30m

Aos sábados:

Manhã: 7h30m às 12h

Parceiros: