Colégio Imperatriz - Dona Leopoldina
Educação que faz a diferença

notícias

Imperatriz fica em 1º lugar do Prêmio Sinepe 2018 com projeto sobre alimentação saudável

Ensinar os alunos a comer de maneira saudável, por meio de aulas de culinária, usando nada além de ingredientes naturais, levou o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina a conquistar o primeiro lugar no Prêmio Sinepe/PR de Práticas Inovadoras em Educação, na categoria “Ensino Fundamental I e II”. Os vencedores foram anunciados em cerimônia de premiação realizada no último dia 9 de novembro, em Curitiba. Receberam o prêmio em nome do colégio a diretora Josiane Richter e a coordenadora pedagógica Andreia Schneiders.

O prêmio, que está em sua quarta edição, é realizado anualmente pelo Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná), com o objetivo de reconhecer projetos relevantes e bem-sucedidos desenvolvidos pelas instituições privadas de ensino do estado, nas categorias “Educação Infantil”, “Ensino Fundamental I e II”, “Ensino Médio”, “Educação Profissional”, “Educação Superior” e “Cursos Livres”. Este ano, 53 projetos concorreram ao prêmio, e 17 foram premiados.

O projeto vencedor do Imperatriz foi o “Chefinho Saudável”, que visa a ensinar os alunos a respeito de alimentação saudável por meio de aulas de culinária, nas quais as crianças preparam a própria comida, usando ingredientes naturais e benéficos. Durante o ano de 2017, o projeto envolveu 144 alunos e oito professores, além de uma nutricionista. Ao todo, foram desenvolvidas nove receitas, produzidas na escola, e disponibilizadas para que os alunos as pudessem reproduzir em casa.

O efeito foi que, não só as crianças aprenderam a distinguir alimentos saudáveis dos nocivos, como passaram a solicitar por iniciativa própria ingredientes como frutas, verduras e legumes, bem como refeições mais equilibradas em casa. “A obesidade é a ‘epidemia do século’, de maneira que há cada vez mais pessoas com sobrepeso e obesidade. E isso está ligado diretamente à alimentação e ao sedentarismo”, disse a coordenadora pedagógica Andreia Schneiders. “Portanto, foi satisfatório perceber que as crianças criaram o hábito de comer coisas mais saudáveis e de evitar muito açúcar e produtos industrializados”.

Segundo a diretora Josiane Richter, essa foi a segunda vez que o Imperatriz participou do Prêmio Sinepe/PR, sendo que no ano anterior o colégio havia ficado em terceiro lugar na categoria “Educação Profissional”, com o projeto “Avaliação Integrada” do curso técnico em agropecuária. “A conquista do primeiro lugar é inédita e muito especial, visto que se trata de um prêmio estadual do qual participam muitas instituições diferentes”, destacou. “Isso revela que o projeto é realmente inovador, uma vez que também foi avaliado por uma comissão julgadora composta por especialistas em educação de todo o país”. A categoria da qual o Imperatriz participou foi a mais concorrida, com um total de 21 projetos inscritos.

“Esse projeto é inovador porque ensina para a vida. Transmite conhecimento específico de nutrição e da área de ciências, faz relação com português, desenvolve competências socioemocionais e muda o comportamento dos alunos em relação à alimentação. Interfere, assim, nos hábitos alimentares em casa e, inclusive, de quem está próximo do aluno”, concluiu Josiane.

Imperatriz recebe diretores de escolas alemãs e debate educação bilíngue

Tendo o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina como sede, diretores de escolas alemãs das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Valinhos (SP) realizaram seu encontro anual na [...]

Weihnachtsmarkt


Confiram aí a matéria sobre o CI

https:g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/especial...

Sankt Martin


Colégio Imperatriz comemora 50 anos com toda a comunidade escolar

Em um dia repleto de grandes atrações, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina comemorou seus 50 anos de história no último sábado, 27. Desde cedo, a comunidade escolar recepcionou [...]

Vou para o ENEM com o Poliedro


Colégio Imperatriz
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava Paraná
De segunda a sexta-feira:

Manhã: 7h30m às 12h
Tarde: 13h às 17h30m

Aos sábados:

Manhã: 7h30m às 12h

Parceiros: