Colégio Imperatriz - Dona Leopoldina
Educação que faz a diferença

notícias

Colégio Imperatriz comemora 50 anos com toda a comunidade escolar

Em um dia repleto de grandes atrações, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina comemorou seus 50 anos de história no último sábado, 27. Desde cedo, a comunidade escolar recepcionou convidados especiais, como ex-diretores, colaboradores e alunos. A programação começou pela manhã com o Dia da Escola Aberta e se encerrou no final da tarde com show do violinista catarinense Simão Wolf.

Há 50 anos, no dia 13 de outubro, a “Associação de Educação Agrícola Entre Rios” era fundada. Hoje, rebatizada para “Associação Educacional Imperatriz Dona Leopoldina”, a instituição deu voz a toda a capacidade criativa de alunos e professores, que desenvolveram ações didáticas e divertidas para comemorar seu meio século de existência.

As cerca de cinquenta temáticas foram apresentadas aos visitantes durante toda a manhã, incluindo o resgate histórico de informações, materiais e objetos do colégio. Às 11h ocorreu a homenagem aos ex-diretores no Centro Cultural Mathias Leh. Dos sete profissionais que dirigiram os rumos educacionais do Imperatriz, seis estiveram presentes ou foram representados.

“Com grande orgulho, fizemos parte e aprendemos muito com esta história. Agradecer a quem contribui com a história das Instituições é característica de sociedades desenvolvidas, pois sabem que o presente e o futuro dependem do legado que veio do passado”, declarou o ex-diretor Adelar Hengemühle, cuja gestão se estendeu de 1989 a 1999. Ele se deslocou do Rio Grande do Sul até Entre Rios para participar do momento.

Após um almoço especial, os presentes apreciaram um momento de celebração com ex-alunos e um show especial do violinista Simão Wolf, com a participação de alunos da Fundação Cultural Mathias Leh. “O Colégio Imperatriz escreveu uma linda história ao longo desses últimos 50 anos. Agradecemos a todos que estiveram presentes nesse lindo momento”, frisou a atual diretora educacional do Imperatriz, Josiane Richter.

Outras ações alusivas à comemoração foram o plantio de uma árvore com o nome de cada ex-diretor, a plotagem das portas das salas de aula com imagens que simbolizavam temáticas dessa história, e a colagem de uma linha do tempo no corredor central, com os principais acontecimentos do período.

“O Colégio Imperatriz agradece a todos que prestigiaram a festa de aniversário dos 50 anos e a todos que se envolveram na organização para que tudo fosse possível. Parabéns aos alunos e professores que estudaram essa bela história e a representaram tão bem nos trabalhos feitos e expostos”, finalizou a diretora.

O Colégio Imperatriz

Fundado com um objetivo socioeducativo muito peculiar, com ensino bilíngue desde os primórdios, e mantido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial, o Colégio Imperatriz está situado no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). Os seus cerca de 500 estudantes têm acesso ao ensino de qualidade, que inclui o principal diferencial do Imperatriz: o ensino bilíngue em alemão oferecido a partir da Educação Infantil.

O desempenho dos seus estudantes coloca o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina entre as dez melhores escolas (particulares ou públicas) do Paraná.

Galeria de Fotos

Galeria 01

Galeria 02

WOCHE DER DEUTSCHEN SPRACHE


Colégio Imperatriz desenvolve projeto de cooperativismo a partir de 2019

Com as demandas da nova Base Nacional Comum Curricular, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina tem estudado possibilidades para fazer as adequações exigidas, buscando um melhor [...]

Últimos dias - Fique Atento


Parabéns, terceirão!


Imperatriz recebe diretores de escolas alemãs e debate educação bilíngue

Tendo o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina como sede, diretores de escolas alemãs das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Valinhos (SP) realizaram seu encontro anual na [...]

Weihnachtsmarkt


Colégio Imperatriz
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava Paraná
De segunda a sexta-feira:

Manhã: 7h30m às 12h
Tarde: 13h às 17h30m

Aos sábados:

Manhã: 7h30m às 12h

Parceiros: