Colégio Imperatriz - Dona Leopoldina
Educação que faz a diferença

Fundação Cultural Suábio-Brasileira

O Colégio Imperatriz Dona Leopoldina é parceiro da Fundação Cultural Suábio-Brasileira. Os alunos do colégio têm a possibilidade de participar das mais diversas atividades oferecidas na fundação.

Fundação Suábios

Mas e o que é a Fundação Cultural Suábio-Brasileira?

História de superação, saga, caso único no mundo: a narrativa sobre as últimas sete décadas de existência dos Suábios do Danúbio em Entre Rios pode ser descrita de diversas formas. Em todas elas, contudo, sobressairá a capacidade de inspirar, surpreender e emocionar.

Com a responsabilidade e a satisfação de manter essa história viva e pulsante, criou-se a Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) em 7 de agosto de 2001, na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios (Guarapuava - PR).

Dezenas de tradições e costumes, o dialeto suábio, o idioma alemão: tudo se mantém fielmente preservado, com o objetivo de repassar esse amplo contexto cultural às futuras gerações, além de torná-lo conhecido a visitantes, parceiros e clientes.

Grupos culturais compostos por integrantes descendentes de suábios, de todas as faixas etárias, dão dinamicidade e cores comunitárias ao estilo de vida trazido pelos pioneiros, desde o Leste Europeu até o interior do Paraná.

As raízes dos Suábios do Danúbio se espalham por um complexo cultural, que inclui um teatro, uma rádio comunitária, espaços culturais multifuncionais, um centro de jovens e o Museu Histórico de Entre Rios.

Raízes vastas e profundas, que reforçam o objetivo sociocultural de uma Fundação que surgiu para preservar, mas também para difundir e integrar a cultura suábia ao alcance de todos os membros da comunidade.

Visite: www.suabios.com.br