Colégio Imperatriz - Dona Leopoldina

CURSOS/Técnico Cervejeiro

Curso Técnico Cervejeiro



A proposição do Curso Técnico em Cervejaria (CTC) do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina (CI), único no estado do Paraná, representa uma possibilidade de expansão do mercado cervejeiro no país.

O curso foi fundamentado dentro de uma perspectiva de formação integral que atenda ao educando em todas as suas dimensões: econômica, política, social e cultural e, em sintonia com as atuais necessidades e demandas técnicas regionais, capaz de compreender a realidade e do mundo do trabalho e de nela inserir-se e atuar, técnica e politicamente, de modo competente e ético.


Requisitos de Acesso


O aluno, para cursar o CTC do CI, deve:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Ser aprovado em processo classificador (o processo contempla provas de conhecimentos específicos, conhecimentos gerais e entrevista);
  • Apresentar o certificado de conclusão ou histórico escolar, conforme exigido, e demais documentações solicitadas para efetivação da matrícula.

Duração e Funcionamento


O curso é ofertado em período integral de segunda a sexta-feira, com aulas de 60min de duração, intercalando aulas teóricas e práticas.

A grade está distribuída em módulos, totalizando 7 módulos. O curso tem duração de 12 meses, incluindo formação e estágio.

O estágio supervisionado obrigatório contempla 150h que devem ser cumpridas ao final do curso por meio de atividades de estágio na própria mantenedora instituidora do colégio ou em entidades parceiras à instituição, inclusive no exterior.

As atividades complementares somam 24h e são comprovadas por meio de certificados de participação.



Matrícula


A matrícula é anual, porém, ao início de cada módulo, o aluno preenche novo requerimento de matrícula do módulo que cursará.



Práticas


Para o desenvolvimento da prática profissional do CTC, a instituição conta com as dependências do Colégio Imperatriz, seus laboratórios e seu Campo Didático-Experimental; do laboratório central da Cooperativa Agrária; das dependências da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, da Maltaria, da Cervejaria Experimental da Cooperativa, além de Cervejarias e outras instituições parceiras do Colégio Imperatriz.

Toda essa estrutura disponível possibilita aos nossos alunos receber uma formação diferenciada, conhecendo o processo do Campo ao Copo.

Avaliação


O curso desenvolve-se por módulos em que a sistemática de avaliação ocorre por disciplina do módulo ofertado. O sistema de avaliação dá-se pela atribuição de conceitos de acordo com o desempenho do aluno no atingimento dos objetivos dos componentes curriculares. Para obter aprovação no módulo, o aluno deve ter alcançado o conceito A, B ou C em todas as disciplinas.

Para compor a Avaliação será ofertada a Avaliação da disciplina, a Avaliação Integrada do Módulo e a Avaliação Substitutiva. Todos os modelos de avaliação ofertados preveem a interdisciplinaridade e a formação de um profissional com visão de todo o processo de produção cervejeira e apto para intervir e promover as modificações necessárias.




Perfil Profissional do Egresso


O trabalho das competências e habilidades específicas de sua área de formação devem permitir ao técnico desenvolver com segurança suas atribuições profissionais e lidar com contextos caracterizados por mudanças, competitividade, necessidade permanente de aprendizagem, revisão de posições e práticas, desenvolvimento e ativação de valores, atitudes e crenças, sempre pautados na sustentabilidade de suas atividades e na preservação do meio ambiente.

Por isso, o CI prevê ao aluno que concluir o Curso Técnico em Cervejaria as seguintes competências gerais:

1. Coordenar atividades de produção de cervejas, aquisição e manutenção de equipamentos.

2. Desenvolver técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a indústria cervejeira e promove a inovação tecnológica.

3. Supervisionar atividades de fabricação de cervejas, moagem do malte, maceração, filtração, fervura, decantação e resfriamento do mosto, fermentação, maturação, filtração e envasamento do produto.

4. Executar o controle físico, químico e microbiológico das indústrias cervejeiras.

5. Realizar análises químicas, físicas, biológicas e sensoriais.


Processo de seleção


As inscrições para o processo de seleção do CTC já estão abertas e vão até o dia 31 de outubro.

Os inscritos receberão, por e-mail, a relação dos conteúdos que serão abordados na prova e a sugestão de bibliografia de apoio.

A classificação será realizada em duas etapas. A primeira é uma prova de conhecimentos básicos, que acontecerá de forma on-line, no dia 10 de novembro.

Nos dia 12 e 13 de novembro, também de forma on-line, acontecerão as entrevistas, de caráter classificatório.

Após as duas etapas, os inscritos serão comunicados de sua classificação.

São apenas 30 vagas para o curso, com início das aulas previsto para fevereiro de 2021.


Investimento:

Para informações sobre valor de investimento no curso, ligar no (42)3625-8356


Faça sua inscrição aqui!


Edital Seleção
Colégio Imperatriz
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava Paraná
Segunda a Sexta-feira:

Manhã: 7h30m às 12h
Tarde: 13h às 17h30m

Aos Sábados: Fechado
Parceiros: